Vantagens e desafios do EAD

Vantagens e desafios do EAD

Por muito tempo o Brasil ficou apegado ao paradigma de que ensino superior tinha que ser obrigatoriamente presencial.Já em 2001 pouco mais de 5 mil alunos do Brasil inteiro estudavam algum curso superior em modalidade à distância. E esse número aumenta cada vez mais. Isso significa que o mundo mudou, a tecnologia cresceu e esse se tornou um caminho sem volta.

Afinal, quais são os pontos positivos e os desafios de se fazer um curso à distância?

Caso esteja vivendo essa fase decisiva da sua vida, acompanhe o nosso post e obtenha todas as explicações necessárias sobre essa modalidade de ensino.

 

 

Pontos positivos do Ensino à Distância

Vamos esclarecer os pontos positivos e os desafios do EAD com muita clareza, para que você possa tirar todas as suas dúvidas.

  1. Facilidade de horário
  2. Preço mais baixo
  3. Diplomas com mesmo valor de cursos presenciais

1. Facilidade de horário

É a facilidade de horário e a disponibilidade de se encaixar na sua rotina.

Por exemplo: uma pessoa está terminando um mestrado em educação à distância no final do ano de 2019.
Essa pessoa consegue encaixar a formação dentro da sua rotina de trabalho.

Essa é uma das maiores qualidades: dentro da sua rotina você consegue inserir uma formação de nível superior, pós-graduação ou até mesmo um ensino tecnológico.

Além disso, o EAD leva o ensino e a educação para lugares remotos em que não possuem nenhum tipo de instituição física (presencial).

Portanto, democratiza o acesso ao ensino e permite que as pessoas entrem em um novo mundo de conhecimento que até então seria impossível para elas.

2. Preço mais baixo

A segunda grande qualidade do ensino EAD é o preço. Uma estrutura à distância custa muito menos, tanto para a instituição que a desenvolve quanto para o aluno.

As mensalidades, por exemplo, chegam a ser 70% mais baratas do que os cursos presenciais.

Além de uma mensalidade menor, o aluno ainda poupa tempo e dinheiro com transporte e também com alimentação. Afinal, estudar de casa.

O aluno não precisa gastar com alimentação, por exemplo, e tudo aquilo que a gente acaba levando como despesa a mais quando está fora de casa deixa de ser levado em consideração.

3. Diplomas com mesmo valor de cursos presenciais

Outro benefício de cursos EAD de instituições reconhecidas pelo MEC é que os diplomas emitidos por essas instituições possuem o mesmo valor de diploma dos cursos presenciais.

A sua qualidade como profissional no dia a dia é o que vai determinar se você consegue ou não emprego, e não o diploma. O papel por si só, ele tem o mesmo valor.

Para se ter uma ideia, no Brasil hoje existem mais 3 mil cursos de ensino superior em modalidade à distância e mais de 7 milhões de vagas disponíveis em instituições privadas para você fazer.

Portanto, hoje no Brasil existe acesso ao ensino que nunca teve na sua história e que pode de fato transformar a vida de muita gente.

Agora não se engane: muita gente acha que fazer EAD é moleza. É só ficar em casa, no computador e não é assim.

Desafios do EAD

Agora vamos saber dos desafios que você precisa saber para começar um ensino à distância.

  1. Disciplina
  2. Proatividade
  3. Carga horária presencial

1. Disciplina

O primeiro grande desafio para quem vai começar um ensino à distância é a disciplina que você precisa ter. Como você faz o seu próprio horário, é preciso tomar cuidado para não se enrolar com:

  • Prova;
  • Calendário;
  • Trabalho;
  • Fórum;
  • E todas as atividades que um curso de qualidade possui.

E claro, você também não pode se acomodar naquela situação de não ter aula regularmente presencial e ficar ali no “bem bom”, deixando o tempo passar. Tenha muito cuidado com isso!

Estudar por conta própria é excelente, mas é preciso ter disciplina.

2. Proatividade

Para se dar bem no ensino à distância você vai precisar ter uma proatividade ainda maior:

  • Procurando os professores para tirar suas dúvidas ou até mesmo solicitando novos materiais de estudo;
  • Buscando seus colegas para realizar trabalhos em conjunto ou até mesmo criar sua nova rede de contatos;
  • Acessando as plataformas virtuais para entender melhor sobre o tema que você está estudando.

Como você pode perceber, é você quem precisa construir esse caminho, é você quem está no controle do seu ensino.

O que é um desafio, mas um desafio bom. Afinal de contas, no mercado de trabalho é você quem faz o seu próprio caminho e é você o responsável por tomar iniciativa das suas ações.

3. Carga horária presencial

O que você não pode perder de vista é que por lei pelo menos 20% da carga horária de um curso EAD precisa ser presencial.

Esses 20% de carga horária poderão ser feitos como uma prova final, um trabalho ou até mesmo uma apresentação.

Ou seja, alguma atividade vai ter que ser realizada em algum polo físico. Por isso, é importante que você procure instituições que possuam polos presenciais de referência próximos da sua casa.

Conclusão

Sabemos que os desafios de um curso EAD são vários, além dos citados acima.

Por conta dos inúmeros polos de ensino espalhados pelo país, acreditamos que você terá uma facilidade enorme dentro do EAD de procurar um polo à distância para fazer suas provas.

Além disso, você poderá se desenvolver tanto como profissional como pessoa com todos esses desafios que foram citados com mais segurança e com maior qualidade no seu ensino.

Acesse, estude. Contamos com você, te esperamos lá!

Rolar para cima