Qual faculdade fazer?

qual faculdade fazer?

A escolha da faculdade é um passo importante para o início de uma carreira. Não basta ter o curso procurado, é preciso atender a uma série de critérios que possam comprovar que ela está preparada para formar profissionais competentes e capacitados. Você sabe qual faculdade fazer?

Para garantir que a população tenha acesso a um ensino superior de qualidade e saiba quais instituições são de confiança, o MEC (Ministério da Educação) faz uma avaliação das faculdades e ranqueia de acordo com as notas alcançadas.

A lista com as melhores opções é facilmente encontrada na internet e serve de parâmetro para muitos estudantes. Mas fique tranquilo, vamos revelar para você aqui mesmo.

Mas antes, separamos para você algumas informações que precisam ser verificadas antes da sua matrícula a fim de evitar dor de cabeça no futuro. Leia este texto até o final e fique por dentro de todos os detalhes.

Primeiro, defina qual curso deseja fazer

Você já sabe qual curso quer estudar? Essa resposta também influencia – e muito – na hora de escolher qual faculdade fazer.

Isso porque algumas instituições não oferecem cursos específicos ou não têm uma boa avaliação em relação àquele curso, por exemplo.

Portanto, é preciso que você fique atento e confira se a faculdade na qual você pretende estudar é reconhecida pela excelência em determinada área, o que pode facilitar na hora da escolha e, consequentemente, refletir na sua formação e profissão.

Critérios para melhores faculdades

O Ministério da Educação (MEC) utiliza alguns critérios para avaliar as instituições de ensino superior. Dentre eles:

  • Enade
  • Acompanhamento do MEC
  • IGC

O Enade se trata de uma  avaliação aplicada anualmente para estudantes ingressantes e do último ano do ensino superior. Além de questões relacionadas ao conteúdo, o aluno dá um feedback sobre a instituição.

Outra forma de ficar de olho nas faculdades é o acompanhamento do MEC. Anualmente, o MEC faz um acompanhamento das faculdades por meio do número de alunos, professores,  cursos, currículo dos educadores, planejamento pedagógico e outros fatores que possam auxiliar na análise e que fazem toda a diferença na formação dos alunos.

IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição) é um método de análise também utilizado pelo MEC para atestar o ensino em todo o país, inclusive o ensino superior.

Nesta etapa, as faculdades recebem agentes do MEC para a realização de avaliações presencialmente. Características como corpo docente, infraestrutura e recursos pedagógicos são analisadas para decidir a nota da faculdade.

Confira aqui o ranking das melhores faculdades de acordo com o INEP. 

Faça a sua avaliação

A lista das melhores faculdades é de grande auxílio, mas nada impede que você faça uma avaliação própria. Afinal, alguns fatores podem pesar no seu momento de escolha.

Portanto, lembre-se sempre de conferir:

  • As informações sobre a IES e o curso no site da universidade
  • Os diferenciais que oferecem
  • O tipo de ensino e a qualidade dos educadores
  • Se possui laboratório e outros itens de infraestrutura
  • Se te oferecem uma experiência com o mercado de trabalho antes mesmo da sua formação…

E tudo mais que for possível pesquisar via internet.

Se interessou? Aí sim é o momento de fazer uma visita. Conheça pessoalmente e compare com o que foi apurado no site para garantir que será uma boa opção para você estudar e se formar no curso dos seus sonhos.

Caso tenha optado por uma faculdade EaD, fique tranquilo… Basta seguir a mesma lógica. Algumas instituições já se atentaram à importância que existe nessa conexão entre o aluno e a faculdade e, por isso, investiram em tour virtual, por exemplo.

Confira aqui como funciona um tour virtual.

Diga qual o seu curso que te direis a sua faculdade

Algumas IES (Instituições de Ensino Superior) são reconhecidas pela excelência em determinada área e curso. Portanto, sempre é válido analisar essas opções e entender como são feitos os processos seletivos.

Isso porque a procura costuma ser grande em relação à oferta, mas uma vez que você consegue ingressar na faculdade, o valor agregado ao currículo e o conhecimento que será adquirido farão toda a diferença no seu futuro profissional. Fique sempre atento aos sinais, afinal, é como diz o ditado: Às vezes “o barato sai caro”.

Aproveite esse momento de pré-graduação para se informar ao máximo sobre diferentes cursos e áreas acessando o nosso site.

Gostou dessas dicas? Compartilhe este post com seus amigos e familiares que precisam ficar por dentro de cada detalhe na hora de decidir qual faculdade fazer.

Nos vemos no próximo post!

 

Rolar para cima