Faculdade ou concurso: saiba qual fazer primeiro

Faculdade ou Concurso

Depois do Ensino Médio muitas dúvidas surgem sobre a incerteza do futuro profissional e, sem dúvidas, faculdade ou concurso são as principais indicações de pais, professores e mentores, visando uma vida estável e com melhores condições financeiras.

De primeira impressão isso pode até parecer clichê, mas o conselho não vem por acaso. Ambos realmente oferecem uma perspectiva mais positiva e de grandes possibilidades.

Pensando nisso, preparamos um artigo completo para sanar todas as suas dúvidas nessa decisão entre faculdade ou concurso. Fique ligado!

Tudo que você precisa saber sobre faculdade

Primeiramente, precisamos iniciar esse assunto falando sobre cada um de forma detalhada, assim fica mais fácil compreender sobre cada tipo e os próximos passos que você deve dar.

A faculdade possui muitos fatores que devem ser pensados com cuidado, mas de forma geral, você deve concentrar sua análise nos pontos a seguir.

Vale a pena fazer faculdade?

Essa é uma pergunta muito comum, principalmente para quem está saindo do Ensino Médio e encontra um mundo cheio de possibilidades para seguir. Afinal, vale a pena fazer uma faculdade?

Com certeza a resposta é sim! Diferente da escola que costuma ter fórmulas prontas e método de gravação do conteúdo, na faculdade você terá a oportunidade de absorver conhecimentos para a vida adulta e se aprofundar no que realmente gosta.

Bem como, descobrir novos talentos e dar os primeiros passos no mercado de trabalho. Através da faculdade, você estará realmente preparado para trabalhar.

Além disso, é um título para o resto da sua vida, carregado de conhecimentos que irão agregar em seus pensamentos, estilo de vida e profissão.

Por outro lado, vale destacar que a faculdade é um investimento certeiro que realmente te dará retorno a longo prazo, afinal, através dela você poderá conquistar uma carreira bem sucedida, dentro da área que gosta.

Também é necessário compreender que se o seu objetivo ainda for prestar concurso, um diploma de nível superior será seu grande aliado nas provas, podendo tentar cargos melhores, além de facilitar sua aprovação.

Por exemplo, atualmente a maioria dos concursos contam as titularidades como pontuações muito importantes. Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, todos possuem distribuição de pontos, apenas por ter o título.

Ou seja, digamos que você fique empatado com outra pessoa pela pontuação da sua prova, caso você tenha todos ou algum desses títulos, eles serão essenciais para garantir sua posição na aprovação.

Leia também: Entenda para que serve o ENEM e como usar sua nota

Por esses motivos, vale a pena sim investir tempo e dedicação financeira em uma faculdade, pois a partir dessa experiência, novas portas poderão se abrir.

Mas, o sucesso desse passo tão importante também vai depender de uma outra decisão: sua escolha de curso superior. Falamos melhor sobre isso a seguir!

Como saber o curso certo?

Seja você um adolescente saindo do Ensino Médio ou um adulto indeciso sobre qual carreira seguir, essa é sem dúvida a maior indecisão na hora de iniciar a faculdade.

Além, é claro, de ser uma das mais importantes, afinal, é muito comum ver pessoas que se arrependeram e precisaram começar do zero novamente, certo?

Para evitar isso, o ideal é se dedicar à pesquisa e ao autoconhecimento.

Primeiramente, a dica é fazer uma lista com tudo que você gosta e tudo que você não gosta, relacionando com as possibilidades de curso. Por exemplo: você odeia ler, mas é bom com as contas, então que tal dar uma olhada nos cursos de exatas?

Em seguida, separe seus três cursos favoritos nesta lista e comece a pesquisar sobre eles: atribuições, média salarial, previsão de mercado para os próximos anos, procurar experiência de alunos ou profissionais e por aí vai!

Basicamente, esses dois primeiros passos serão essenciais para você se conhecer e descobrir quais são as reais possibilidades. É necessário pesar o gosto/sonho, ao mesmo tempo que analisa as possibilidades mais realistas como emprego e salário.

Por último, faça um Teste de Carreiras antes de tomar sua decisão final. A partir dessa avaliação, você será capaz de identificar qual profissão está mais de acordo com seu perfil.

Por fim, você terá todos os recursos e informações disponíveis para não errar na decisão.

Tudo que você precisa saber sobre concurso

Agora, se você é do time de pessoas que sonha em ser aprovado em um concurso e garantir a estabilidade profissional, essa parte do artigo foi feita para você!

De forma geral, ser concurseiro tem seus desafios e alegrias. Inicialmente, a rotina deve ser voltada para o foco total em estudos e preparação para as provas.

Porém, não é por acaso que é comum ver nossas tias e pais no jantar de família falando daquele primo distante que passou em um concurso, viu? Isso acontece porque diferente do emprego comum, ser concursado garante estabilidade trabalhista e muito conforto.

Então, se é isso que você procura, prestar concurso pode ser o destino perfeito para você.

Além disso, é necessário tomar uma decisão sobre qual tipo de concurso prestar, se vale a pena fazer todos e qual deve ser seu foco.

Vale a pena fazer qualquer concurso?

Se você decidiu ser concurseiro, um passo indispensável é a definição de objetivos.

Assim como falamos anteriormente, dedicar-se aos concursos públicos demanda muitos esforços de saúde física, mental e até mesmo financeira. Por isso, definir seu objetivo já facilita a rotina e irá ajudar a manter o foco no lugar certo.

Dessa forma, nem sempre vale a pena fazer qualquer concurso e isso vai depender muito do seu perfil.

Se você pretende seguir apenas com concursos de nível médio, então você se encaixa em um perfil mais generalista de concurseiro. Bem como, os concursos de nível médio/técnico.

Por outro lado, se você pretende conquistar cargos com os melhores salários e posições hierárquicas, é necessário ter um curso superior no currículo.

Para isso, identifique seu perfil e entenda quais são seus planos de vida.

Como se preparar para um concurso?

Existem muitas formas de se preparar para um concurso, mas o mais importante é compreender que essa escolha irá exigir uma dedicação quase integral.

Isso porque concursos costumam ter provas muito extensas e com um um grau de complexidade maior. Afinal, são vagas muito concorridas e para bons empregos, por isso, manter o foco e se dedicar totalmente é indispensável.

Para te ajudar nesse momento inicial, confira um tutorial completo com 5 dicas práticas para começar seus estudos para concurso:

Mas, resumidamente, seus esforços devem se concentrar em definir seu perfil de concurseiro – como explicamos anteriormente – e, em seguida, focar em estar ligado nos novos editais e se preparar, conforme a prova determina. Além de:

  • Fazer um planner para organizar os estudos;
  • Encontrar métodos que te ajudem a aprender mais rápido;
  • Incluir metas de aprendizagem até determinado tempo;
  • Revisar os conteúdos próximo do dia da prova;
  • Acompanhar os editais e estar ligado nas regras e orientações;
  • Garantir que você preenche os pré-requisitos para avaliação pós-prova;

Pronto, seguindo esses passos você estará pronto para exercer a função caso seja selecionado, além de garantir uma prova e um processo seletivo mais tranquilo e sem surpresas desagradáveis, por falta de organização.

Assim, você garantirá que estará pronto para uma possível aprovação, além de buscar concursos que tenham mais a ver com suas paixões e planos de vida.

Agora, afinal de contas, é melhor fazer faculdade ou concurso? Qual vale mais a pena?

Faculdade ou concurso: qual é a escolha certa?

Depois que você conheceu tudo que precisava saber sobre faculdade ou concurso, chegou a hora de compreender qual é a escolha certa para você.

Mas, a realidade é que isso depende completamente do seu perfil profissional e dos seus objetivos de vida. Não existe uma escolha certa, mas sim, qual é a mais adequada para o seu caso específico.

Ambos os casos oferecem um retorno financeiro a longo prazo, além de agregarem experiências e novos conhecimentos, deixando-o mais capacitado profissionalmente.

Por outro lado, vale destacar que é cada vez mais comum ver pessoas que optam por fazer uma Graduação com foco em concurso. Ou seja, ter uma faculdade no currículo pode aumentar suas chances de ser aprovado, além de abrir oportunidades melhores.

Além da estabilidade, prestar concurso com faculdade completa costuma ter salários maiores e cargos melhores.

Fazer faculdade antes ou depois do concurso?

Então, pensando nisso, seria melhor fazer uma faculdade antes ou depois de prestar concurso?

Anteriormente destacamos a necessidade de manter uma rotina focada para prestar concursos e isso é verdade! Então, se você pretende conquistar uma vaga como concursado, o ideal seria voltar toda a sua vida para isso.

Ou seja, caso você não queira fazer faculdade e prefere prestar concurso para nível médio, o correto é focar totalmente nisso.

Porém, o mais indicado é fazer uma faculdade antes sim. Inclusive, investir no estudo contínuo, fazendo pós-graduação, por exemplo, irá te ajudar mais ainda.

Assim, você garante melhores oportunidades, além de aumentar suas chances de ser aprovado nos melhores concursos.

Então, se você ainda está em dúvida sobre qual planejamento seguir, o certo é primeiro investir na sua faculdade, obter toda a preparação profissional, para em seguida, partir para o desafio do concurso, garantindo mais chances de aprovação.

Cursos com mais oportunidades em concursos

Neste cenário, ainda existem alguns cursos que possuem mais chances de oferecer uma carreira sólida como profissional concursado. Fique ligado nas dicas!

Direito

A área de Direito é, sem dúvidas, uma das mais conhecidas e disputadas  entre o universo dos concurseiros.

Basicamente, a maioria das áreas de atuação desse curso estão focadas em concursos. É possível ser delegado, juiz, promotor, Defensoria Pública, Ministérios do Governo Federal, assistência jurídica e por aí vai!

E o mais bacana dessa área é que nem todos precisam de aprovação da OAB. Para ser Assistente Jurídico, por exemplo, é necessário apenas ter o curso completo, ou seja, ser bacharel em Direito.

O curso é uma ótima opção para quem visa ter um leque de opções na hora de prestar concurso.

Além disso, vale destacar que os salários dos concursos na área de Direito costumam ser altos, inclusive, algumas vezes com benefícios.

Área da Saúde

Assim como a área de Direito, na Saúde você também encontra um leque de opções de concurso. Isso acontece por se tratar de um profissional essencial, então todos os lugares precisam de profissionais da saúde com frequência.

Provavelmente, você terá mais de uma opção de concurso por ano, caso opte por uma faculdade nessa área. Entre as opções mais comuns: temos:

Resumidamente, a área de Saúde é uma ótima opção de faculdade para prestar concurso. No caso de Medicina e Odontologia, as remunerações costumam ser mais altas.

Porém, em todos os casos existem muitas oportunidades, inclusive, sendo comum encontrar profissionais concursados em mais de um lugar ao mesmo tempo.

Educação

Finalmente, temos também a área educacional. Assim como no caso da Saúde, a Educação é essencial e possui oportunidade em todos os lugares com mais frequência.

Entre as opções estão:

Estes são os cursos mais comuns na área de Educação para quem quer prestar concurso. Neste caso, normalmente o profissional trabalha para prefeituras ou Governo Estadual.

Principalmente na Educação, quanto mais títulos você tiver, como Pós, Mestrado e Doutorado, melhores serão suas chances e remunerações em concursos.

Em conclusão, independentemente se você quer seguir ou não uma carreira com concurso, a faculdade é sim a melhor opção e será responsável por abrir melhores oportunidades na sua carreira, já que você será um profissional de nível mais preparado.

Por isso, o primeiro passo é escolher seu curso e iniciar os estudos. Faça sua matrícula no Vest Multivix e comece a realizar esse sonho!

Rolar para cima