Faculdade EaD ou Presencial:qual é a melhor opção?

Faculdade EAD ou Presencial

É comum encontrar estudantes que ficam confusos na hora de escolher entre uma faculdade EaD ou Presencial, por se tratar de modelos de ensino que são bem diferentes e cada vez mais divididos entre os gostos dos estudantes.

Enquanto o ensino EaD vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, com a tecnologia cada vez mais presente no dia a dia, o ensino Presencial ainda é preferência de alguns estudantes que enxergam a necessidade de estar próximo do ambiente.

Mas, afinal, qual é a melhor opção entre faculdade EaD ou Presencial? Qual é a forma certa de tomar essa decisão? Continue lendo o artigo e vamos descobrir!

Faculdade EaD ou Presencial: tudo que você precisa saber

Antes de tudo, é necessário compreender o cenário para fazer a escolha certa e não se equivocar em um momento tão importante que é a escolha da sua carreira, né?

Por isso, o ideal é compreender que a faculdade EaD ou Presencial são dois mundos bem diferentes, mas que possuem a mesma base: a grade de matérias costuma ser a mesma (ou bem parecida) e ambas possuem validade no diploma.

Para entender melhor, vamos analisar cada ponto dessa conversa.

Validade

Primeiramente, um ponto crucial na discussão entre ensino presencial e EaD é o fator validade, isso porque é comum pessoas questionarem a validade dos cursos a distância, já que o Presencial é a modalidade de ensino mais tradicional.

Porém, assim como o modelo presencial, o ensino a distância também é autorizado pelo Ministério da Educação e vem sendo adotado em todas as partes do mundo.

Além disso, os dois diplomas possuem a mesma validação. Por exemplo, digamos que você tenha se formado em Educação Física pelo formato online, isso quer dizer que sua formação terá alguma diferença? A resposta é não!

O diploma é o mesmo e toda a sua formação terá a mesma qualidade e validade de uma faculdade presencial, a diferença é que você contará com a flexibilidade e o conforto proporcionado pelo EaD.

Então, quais são as diferenças?

Primordialmente, os ensinos EaD e Presencial possuem grandes diferenças no método de ensino, como explicamos anteriormente, o curso será o mesmo, independentemente do seu formato, mas a forma de aprender será diferente.

De primeira, podemos destacar que eles são para alunos realmente diferentes, pois alguns se acostumam apenas com o ensino Presencial, enquanto outros encontram seu verdadeiro lugar na modalidade a distância.

Em outras palavras, o ensino Presencial segue o mesmo modelo que todos nós conhecemos de educação: modelo de sala de aula tradicional, com o professor na frente do espaço explicando a matéria e provas e trabalhos com as mesmas regras.

Mas, no ensino EaD o modelo é muito diferente: aulas gravadas e ao vivo, materiais on-line para consultar, professor online para tirar dúvidas e flexibilidade para estudar onde e quando quiser.

Além desta principal diferença que é o modelo de ensino, consequentemente existem outras: os valores costumam ser diferentes e o ensino EaD tende a durar menos tempo que o Presencial.

Leia também: 5 profissões em alta no mercado de trabalho

Agora que você já entendeu melhor sobre sobre a faculdade EaD ou Presencial, vamos te ajudar a tomar sua decisão de forma mais certeira.

Como saber qual é a melhor opção para mim?

A realidade é que não existe uma resposta certa para isso, a questão é totalmente ligado ao perfil do estudante.

Para quem gosta de ter um contato mais próximo e deseja ter a experiência tradicional da faculdade, indo além dos estudos, como o contato direto com o professor, o encontro com os colegas e a rotina de ir diariamente à aula, então o presencial é o ideal.

Por outro lado, para quem trabalha e estuda ao mesmo tempo, tem família ou qualquer outra responsabilidade que possa dificultar a necessidade de se locomover todos os dias para a aula presencial, a modalidade a distância será a melhor opção.

Inclusive, o EaD surgiu justamente pensando nesse perfil diferente de estudante que é muito comum no Brasil, aquela pessoa que divide seu tempo para diversas tarefas diárias.

Sendo assim, essa escolha é muito pessoal e vai depender exclusivamente dos seus gostos, preferências e objetivos.

Além disso, outra questão importante sobre as diferenças dessas modalidades é que alguns cursos mais práticos como Educação Física e Medicina, por exemplo, podem ser um desafio na modalidade a distância.

Por isso, é essencial que você pesquise profundamente sobre o curso, entendendo tudo que você vai precisar ao longo dos anos e, claro, conferindo se a faculdade irá te oferecer esse suporte necessário.

Algumas instituições já apresentam todo curso aos alunos, como é o caso da Multivix. Na página do Youtube da instituição, é possível conferir tudo sobre seu curso de interesse:

EAD

PRESENCIAL

Manter uma relação transparente entre a faculdade e os alunos é muito importante tanto no Presencial quanto no EaD e ajudará muito na sua escolha.

Vale destacar que ainda existem alguns fatores a serem levados em conta nessa escolha:

  • A Graduação EaD costuma ser mais rápida e barata;
  • A Graduação Presencial possui experiência/vivências que o EaD ainda não consegue proporcionar da mesma forma;
  • É necessário ter disciplina e independência para estudar a distância;
  • Provavelmente terá gastos com locomoção e alimentação no Presencial.

Estes são alguns pontos que podem parecer bobos, mas no período de anos que uma Graduação pode durar, provavelmente fará toda diferença na sua rotina, por isso, devem ser pensados com cautela.

Analisando esses pontos de acordo com sua realidade de vida, será possível identificar se a faculdade EaD ou Presencial é ideal para você.

A instituição influencia na escolha?

Após analisar com cuidado os fatores que levantamos no último tópico, ainda falta uma parte importante para começar sua faculdade EaD ou Presencial: a instituição.

Escolher a instituição certa para estudar te dará uma experiência melhor, nesse período tão importante da vida que é a faculdade, além de garantir que sua formação terá a qualidade que o mercado de trabalho espera.

Portanto, a instituição com certeza influenciará na assertividade da sua escolha, por isso, escolher a faculdade certa deve ser seu foco.

Para você entender melhor o porquê, é necessário se ligar em alguns pontos chave  que vamos tratar a seguir.

Autorização do MEC

Em primeiro lugar, você deve pesquisar se a instituição de ensino superior possui autorização do Ministério da Educação, essa é uma obrigação para ela estar funcionando e, consequentemente, oferecendo o curso que você deseja fazer.

Essa autorização do MEC garante que a faculdade possui infraestrutura e profissionais preparados para te oferecer a melhor preparação profissional com um ensino de qualidade e uma boa experiência educacional.

Além disso, seu diploma só será válido no mercado de trabalho, caso a faculdade tenha esse reconhecimento do órgão federal.

Infraestrutura

Outro fator essencial é a infraestrutura e isso vale tanto para o Presencial quanto para o EaD, porque no primeiro caso você deve contar com boa estrutura física do prédio, salas de informática, bibliotecas, laboratórios e tudo que você precisar.

Já no caso do EaD, a infraestrutura diz respeito principalmente à tecnologia. Afinal, a faculdade está preparada para oferecer um bom ensino online para todos os alunos? Internet, computadores modernos, plataformas de qualidade, biblioteca virtual e apps.

Assim, você garantirá que a instituição poderá te oferecer tudo que você precisar ao longo da  faculdade.

Por exemplo, digamos que você faz o curso de Medicina presencialmente e sua faculdade não possui laboratório? Seria um pesadelo e iria atrapalhar sua formação, né?

Por outro lado, digamos que você faça o curso de Pedagogia a distância, agora imagina seus professores não conseguirem se comunicar com você por uma internet ruim?

Esses pontos farão total diferença durante sua vivência acadêmica!

Apoio

Por último, atente-se ao apoio que a instituição deve oferecer do início ao fim do curso.

Primeiramente, com estrutura de equipes e espaços preparados para atendimento como a secretária no Presencial e o Polo no EaD. Assim, você terá para onde recorrer quando for necessário.

Bem como, apoio no sentido preparatório: ter abertura com o mercado de trabalho com estágios para os alunos, oportunidades para voluntários nas suas áreas, negociações financeiras e coordenação de curso aberta aos alunos.

Dessa forma, os anos de estudos podem ser mais seguros e com uma rede de apoio, caso você venha a precisar.

5 dicas para escolher a faculdade EaD ou Presencial

Em resumo, isso é tudo que você precisa saber sobre a faculdade EaD ou Presencial, agora você estará preparado para tomar a decisão certa e conquistar seu tão sonhado  diploma do ensino superior.

Mas, antes disso, vamos deixar 5 dicas valiosas para você escolher a faculdade EaD ou Presencial da melhor forma possível. Confira!

  1. Entenda seu perfil 

Antes de tudo, você deve entender realmente qual é seu perfil profissional e definir de maneira certeira os próximos passos para iniciar sua carreira. A dica é fazer um Teste de Carreiras para buscar seu autoconhecimento.

  1. Analise as possibilidades 

Em seguida, analise todas as possibilidades que uma faculdade EaD ou Presencial podem oferecer. Por exemplo, se para você é mais importante o contato físico do Presencial ou a flexibilidade do EaD. Após a 1ª etapa, essa ficará mais fácil!

  1. Veja qual é melhor para seu curso 

Assim como destacamos anteriormente, alguns cursos podem ser desafiadores no ensino a distância por possuírem muitas partes práticas e que necessitam do contato humano.

Por isso, é ideal definir seu curso e entender se seria viável para você fazê-lo presencialmente ou a distância. Isso evitará possíveis frustrações após o início dos estudos.

  1. Descubra o melhor método de ensino

Também é importante descobrir qual dos métodos de ensino é ideal para o seu perfil de estudante. Se você é uma pessoa que gosta de escrever no caderno, estar próximo ao professor e ter uma rotina com seus colegas, siga o ensino Presencial.

Mas, se você já gosta de fazer tudo pelo computador e de ter todas as informações na palma da mão, com certeza o ensino EaD será um verdadeiro paraíso para você. Por esse motivo, é primordial que você entenda seu perfil e gostos.

  1. Escolha a faculdade certa

Enfim, temos aqui exatamente o que destacamos no último tópico. Escolher a faculdade certa irá abrir caminhos otimizados para sua carreira profissional.

Além de oferecer uma preparação profissional de qualidade, a faculdade certa irá te encaminhar para o mercado de trabalho e oferecer todo o apoio que você precisa independentemente de ser ensino Presencial ou EaD.

Por fim, não importa se é faculdade EaD ou Presencial, ambas valem muito a pena e estarão preparadas para oferecer o ensino que você precisa para ter a carreira que sempre sonhou. Fique de olho nas dicas e dê o primeiro passo!

E, caso você já tenha tomado a decisão certa, faça sua matrícula no EaD ou no Presencial.

Rolar para cima