Melhores faculdades EAD: 7 passos para escolher a sua

Melhores faculdades EAD

A modalidade de ensino a distância vem conquistando cada vez mais adeptos, graças aos seus benefícios como flexibilidade para a formação. Mas, afinal, como saber quais são as melhores faculdades EAD?

Escolher a instituição certa para concluir o ensino superior fará total diferença na qualidade da formação profissional, bem como, na experiência que o estudante terá durante os anos de faculdade.

Pensando nisso, preparamos um artigo completo para te explicar como selecionar as melhores faculdades EAD e tomar a decisão certa para sua carreira. Continue a leitura!

Leia também: Curso EaD: Posso colocar no meu currículo?

Quais são as melhores faculdades EAD?

Com tantas opções de faculdades a distância, pode ser difícil tomar uma decisão baseada na qualidade, mas muitos fatores devem ser levados em consideração na hora de definir as melhores faculdades EAD do Brasil.

Primeiramente, vale destacar que para uma faculdade – seja EAD ou Presencial – estar em pleno funcionamento e oferecendo diplomas válidos, ela precisa ter autorização do MEC, tanto para sua abertura quanto para o curso.

Ou seja, o primeiro passo para identificar as melhores faculdades EAD é saber a situação da Instituição com o MEC e se o curso no formato a distância é autorizado para te oferecer um diploma de verdade.

Atualmente, você já pode consultar a lista completa das melhores faculdades.

Por outro lado, é necessário entender que não é possível definir de forma generalista quais são as melhores faculdades EAD, isso porque vai depender de muitos fatores e de qual é a sua necessidade.

Por exemplo, digamos que você queira fazer o curso de Marketing EAD, às vezes a instituição não é a melhor no curso de Direito, mas é a melhor no curso de Marketing.

Ou seja, ela não pode ser definida como melhor ou pior, pois isso vai depender da especificidade de cada aluno. Uma instituição que pode não ser boa para seu colega, pode ser a melhor escolha para você.

Por isso, é necessário tomar algumas atitudes antes de ter uma decisão final sobre sua tão sonhada carreira de nível superior.

Para entender melhor sobre isso, preparamos algumas dicas de como escolher as melhores faculdades EAD para você.

Como escolher as melhores faculdades EAD para mim?

Chegou o momento de iniciar sua faculdade, mas com tantas opções no mercado fica difícil tomar a decisão certa de forma segura, né?

Por isso, é necessário ter em mente alguns pontos estratégicos para te ajudarem nessa etapa tão importante da vida. Afinal, serão anos de dedicação e é o lugar onde você vai definir sua carreira profissional a longo prazo.

Atualmente, o Brasil conta com diversas instituições especializadas em ensino a distância, mas nem todas estão realmente preparadas para essa modalidade que necessita de investimento em tecnologia e ensino dinâmico.

Então, confira 6 passos simples para escolher as melhores faculdades EAD:

  1. Pesquise

Inicialmente, comece sua busca realizando pesquisas. É importante saber todas as informações sobre a instituição, se ela e o curso são autorizados pelo MEC e pontos positivos ou negativos.

Bem como, procurar por experiências de alunos. Caso você não conheça ninguém da faculdade, uma dica é procurar opiniões em portais como Reclame Aqui, sempre atenta ao atendimento.

Afinal, erros podem acontecer, o importante é encontrar uma faculdade que se mostre disposta a receber isso com uma atitude de resolução e melhorias.

  1. Conheça a instituição

Em seguida, comece a conhecer melhor a instituição: vá até a faculdade ou o Polo EaD da mesma, conheça e converse com os funcionários e tire todas as suas dúvidas.;

Além disso, é importante conferir a estrutura, entender como ela funciona e tudo que pode te oferecer – ou não, isso também é importante.

  1. Confira a situação com o MEC

Como já citamos anteriormente, jamais comece a estudar em uma faculdade que não tenha autorização do MEC. A instituição deve ter autorização e o curso EAD que você escolher deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação.

Basicamente, se sua faculdade não possui isso, seu diploma não será válido, logo, você não terá realmente habilitação para exercer sua profissão.

  1. Veja a qualificação do curso

As faculdades costumam divulgar os nomes e currículos dos professores que irão ministrar as aulas, aproveite essas informações para analisar os perfis e definir se vale a pena ter aulas com essas pessoas. O que elas poderão agregar de conhecimento?

Além disso, o ideal é conferir também a grade curricular que costuma estar no site da instituição. Veja quais são as matérias e como elas acontecem no formato EAD.

  1. Veja mais de uma opção

Após a busca inicial, faça uma lista das suas instituições preferidas e deixe pelo menos as três favoritas como opções reais.

Basicamente, a ideia é comparar os detalhes de cada uma e tentar entender qual faz mais sentido para você: qualidade de ensino, de infraestrutura, reconhecimento no mercado de trabalho, valores e por aí vai!

  1. Entenda o ensino EAD

Por último, é essencial que você entenda como funciona o ensino EAD e se a faculdade estará preparada para te oferecer ele com a qualidade que sua formação precisa.

Por exemplo, se a instituição tem Polos EAD perto da sua casa para te oferecer suporte presencial quando for necessário, se ela tem estrutura física e tecnológica e proximidade entre alunos e professores.

Para te ajudar, confira esse tutorial completo sobre como funciona o ensino EAD:

Por fim, esses são os 6 passos simples que você deve dar antes de escolher sua instituição de ensino, buscando assim, as melhores faculdades EAD.

A seguir, vamos explicar melhor as particularidades do ensino a distância e as principais diferenças com o ensino presencial. Compreenda agora qual é a melhor opção para você.

Faculdade presencial x faculdade EAD: qual é a melhor?

Atualmente, o ensino superior já nos oferece uma enorme variedade não só nas opções de cursos, como também nas formas de ensino. Porém, o candidato deve ser estratégico na hora de escolher a melhor modalidade para ele.

Afinal, o ensino presencial e o EAD são totalmente diferentes, logo, atendem públicos diferentes, cabe ao vestibulando compreender qual é o perfil dele.

Antes de tudo, vale destacar que ambos possuem a mesma validade, ou seja, independente da sua faculdade ser presencial ou a distância, o diploma tem o mesmo valor. Isso não é definido pela modalidade, mas sim, se ela tem autorização do MEC ou não.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você entender essas diferenças.

Flexibilidade

Vivemos em tempos cada vez mais corridos e, com certeza, a flexibilização do ensino já é um pré-requisito para muitos estudantes, certo?

Se você é o tipo de pessoa que precisa de flexibilidade, provavelmente o EAD é a opção certa para você, afinal, poderá estudar à distância pelo computador de casa ou até mesmo celular.

Na faculdade presencial, a flexibilidade é limitada apenas à mudança de grade, por exemplo, diminuindo ou aumentando o número de matérias por semestre, mas isso não muda a necessidade de estar na faculdade em um horário pré-definido.

Curso

Caso você queira fazer uma faculdade muito prática como Medicina, por exemplo, provavelmente estudar presencialmente ou de forma híbrida pode ser o caminho.

Atualmente, o ensino a distância vem passando por muitas atualizações e mudanças tecnológicas, ou seja, provavelmente estará preparado para isso em breve, mas por enquanto, os cursos mais práticos ainda precisam das aulas presenciais.

Investimento

Normalmente, as faculdades EAD costumam ter um custo menor, justamente por não terem gastos com tanto espaço físico. A tecnologia vem facilitando muito esse lado.

Porém, tudo vai depender do seu curso, dos materiais que são utilizados e todo o investimento ao longo dos anos. Além disso, o ensino EAD vem se modernizando e investindo cada vez mais em tecnologia. O fator investimento pode ser bem relativo.

Tempo

Em relação ao tempo de curso, o ensino presencial e o ensino EAD costumam ter o mesmo tempo de tudo, mas em algumas faculdades, a grade pode sim diminuir pelo menos um semestre ou até anos.

Porém, tudo depende da grade proposta pela faculdade e como o estudo será levado ao longo dos anos.

Qualidade

Por fim, temos um fator muito discutido no universo acadêmico: a qualidade! Por se tratar de um formato educacional diferente, é comum encontrar pessoas que se enganam sobre isso.

A verdade é que o ensino EAD costuma ter a mesma estrutura acadêmica e até os mesmos professores do ensino presencial, a única diferença é o formato de ensino.

Ou seja, a qualidade continua a mesma, o que muda é que o ensino a distância oferece profissionalização mais rápida, flexível e com valores mais acessíveis.

Em resumo, como já citamos anteriormente, tudo vai depender exclusivamente dos seus objetivos e perfil como aluno.

Se você gosta do ensino e do contato presencial com a turma e professores, e tem o compromisso de estar na faculdade diariamente, o presencial é perfeito para você.

Mas, se você trabalha e estuda ao mesmo tempo, não consegue estar na faculdade todos os dias no mesmo horário ou simplesmente não possui condições financeiras para algo mais caro, invista na faculdade EAD.

De forma geral, após a leitura desse artigo você estará preparado para decidir entre as melhores faculdades EAD. Esteja atento às dicas e faça a escolha certa.

Caso já tenha se decidido, é hora de realizar sua matrícula e começar um novo futuro cheio de oportunidades para você. Faça o VEST Multivix 2022!

 

Rolar para cima