E aí, o que fazer: faculdade ou curso técnico?

Faculdade ou Curso Técnico

Antes de mais nada, essa dúvida é mais comum do que se imagina. A maioria das pessoas que concluíram – ou estão concluindo o ensino médio – ficam inseguras em relação ao futuro e a partir daí surge a questão: fazer faculdade ou curso técnico?

Afinal de contas, escolher o que estudar e a profissão que deseja exercer pelos próximos anos da sua vida não são decisões fáceis.

Mas, fique tranquilo, pois nesse texto vamos tirar as suas dúvidas e te ajudar a fazer a melhor escolha.

Faculdade

Você sabe o que é faculdade?

A faculdade permite que você estude um curso de graduação aprofundando-se no conhecimento teórico e prático de uma determinada área. Posteriormente à conclusão dos estudos, você possui o diploma de graduação que pode conter os títulos de Tecnólogo, Bacharelado ou Licenciatura, possibilitando a entrada no mercado de trabalho e a especialização na área de atuação.

Os títulos possuem objetivos profissionais e períodos de conclusão diferentes, dessa forma, o Tecnólogo possui um ensino muito mais prático durante a formação e possui tempo médio entre 2 e 3 anos.

O Bacharelado possui um ensino voltado para a área de pesquisa e grande conhecimento sobre o mercado que pretende atuar, com tempo médio entre 4 e 6 anos.

Já a Licenciatura, assim como o Bacharelado, possui tempo médio entre 4 e 6 anos, porém a formação é voltada para o ensino pedagógico, possibilitando o profissional a atuar como professor no ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares.

No que consiste uma faculdade?

A faculdade, por ter um tempo maior de duração, foca no estudo de campo prático e teórico, auxilia no desenvolvimento da argumentação, do conhecimento e da aptidão para atuar no mercado de trabalho.

Agora que você já sabe o que é a faculdade e no que ela consiste, dá uma olhada em algumas das inúmeras vantagens de se formar no ensino superior:

  • Amplo conhecimento da área de estudo;
  • Disciplinas práticas e teóricas;
  • Permite atuação em diversos campos;
  • Grande acesso ao mercado de trabalho;
  • Média salarial maior;
  • Ocupam maiores cargos;
  • Amplia seu networking;
  • Valorização do currículo…

… e muito mais!

Como funciona o mercado de trabalho para quem tem faculdade?

Agora que ficou clara a definição de faculdade, os títulos que você pode conseguir, o tempo médio dos cursos e as vantagens de concluir o ensino superior, você deve estar pensando qual área deve seguir, correto?

Atualmente é possível prever as profissões que seguirão em alta no futuro, de modo que acontecimentos como a globalização, o aquecimento global, a pandemia, as redes sociais e as novas tecnologias transformam o mundo e as pessoas.

Sendo assim, cada vez mais as Instituições de Ensino Superior (IES) investem pesado nos cursos voltados para a área da saúde, tecnologia, marketing digital e meio ambiente, capacitando os alunos para suprir as necessidades das empresas.

Curso técnico

O que é um curso técnico?

O curso técnico prepara os alunos do ensino médio, formados ou não, para atuarem no mercado de forma rápida e qualificada, aplicando um ensino focado no aprendizado específico, mais prático e menos teórico.

Essa forma de ensino possui 3 classificações: o Curso Técnico Integrado que ocorre juntamente com o ensino médio, o Curso Técnico Concomitante para quem está estudando o ensino médio e faz de forma paralela o técnico e o Curso Técnico Subsequente para quem já concluiu os estudos.

O que se estuda nele?

O curso técnico possui um aprendizado mais específico e prático em diversas áreas, a fim de capacitar o profissional, num tempo médio de 2 anos, para o mercado de trabalho.

Dessa forma, o Ministério da Educação (MEC) criou o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) onde específica as diferentes áreas de atuação do técnico-profissional.

Vantagens do curso técnico

Assim como a faculdade, o curso técnico também tem suas vantagens. Dentre elas podemos destacar algumas como:

  • Curso de menor duração;
  • Conhecimento específico na área de atuação;
  • Aprendizagem pouco teórica e mais prática;
  • Pode ser feito simultaneamente com o ensino médio ou após a sua conclusão;
  • Rápida integração ao mercado de trabalho;
  • Menor investimento.

Mercado de trabalho

O curso técnico é considerado uma porta de entrada no mercado de trabalho, afinal de contas, obter mão de obra qualificada, a curto prazo, faz com que esses profissionais sejam cada vez mais requisitados.

Porém, muitos enxergam curso técnico como a primeira etapa da vida profissional, escolhem o curso que desejam, vivenciam a rotina, os problemas e somente depois decidem se realmente querem seguir a carreira.

Dessa forma, conseguem eliminar as dúvidas e encaram a graduação como parte do aprendizado, adquirindo experiência e melhorando o currículo.

Então, qual é a melhor opção: Faculdade ou curso técnico?

Essa é a pergunta que certamente está se fazendo e pensando que existe uma resposta exata. Certo?

Mas, para escolher a melhor opção você precisa levar em consideração alguns pontos importantes que influenciarão diretamente no processo de formação como a área que deseja atuar, os objetivos profissionais que pretende alcançar, quanto tempo está motivado a estudar, a sua condição financeira e o quanto está disposto a pagar caso não consiga vaga numa instituição federal ou estadual.

Afinal de contas, ao iniciar os estudos, seja na faculdade ou curso técnico, a intenção é concluir o aprendizado e ter o diploma em mãos, sem precisar parar no meio do caminho.

Porém, se ainda tiver dúvida em relação à área de atuação, a Faculdade Multivix tem a solução para o seu problema. Você já ouviu falar do  teste de carreira?

 Ele é online e gratuito, e conta com profissionais capacitados que darão todo o suporte necessário para que você identifique com qual profissão mais se identifica, além de te ajudar com direcionamento sobre autoconhecimento.

Faça o teste de carreiras gratuito!

Espero que faça a melhor escolha e tenha sucesso na vida profissional.

Te vejo no próximo post.

Rolar para cima