Entenda para que serve o ENEM e como usar sua nota

Entenda para que serve o ENEM e como usar sua nota da prova para abraçar algumas oportunidades na carreira. 

O ENEM é um dos principais assuntos durante o ensino médio e uma das principais cobranças para quem almeja ingressar em uma faculdade, mas muita gente não sabe como esse exame é importante para a carreira. Entenda para que serve o ENEM e como usar sua nota da prova para abraçar algumas oportunidades na carreira.

Ingresso na faculdade

O principal papel do ENEM é possibilitar o ingresso ao ensino superior, inclusive sendo essa a sua função original. Atualmente, a única forma de cursar uma faculdade pública é com a nota do ENEM, através do Sisu e ele também está entre as opções de ingresso para as particulares. Se você deseja fazer uma faculdade, é melhor já ir se preparando para o ENEM, porque ele pode gerar muitas oportunidades.

Área técnica

Fazer uma faculdade não é um objetivo para você? Mesmo assim, o ENEM pode te ajudar. O Governo Federal criou o Sisutec, um programa gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), responsável por oferecer vagas gratuitas em cursos técnicos e profissionalizantes.

Bolsas e Financiamentos

Como foi dito no primeiro tópico, o ENEM também é uma forma de estudar em faculdades particulares e, consequentemente, é com ele que você tem acesso a vários tipos de bolsa ou financiamentos estudantil. O FIES, ProUni, PRAVALER, Faça Acontecer e muitos outros, além daquelas que as próprias faculdades oferecem, dependendo da nota.

Concursos Públicos

Se você é daquelas pessoas que querem investir na vida de concurseiro, não se engane, o ENEM também é essencial para garantir aquela vaga dos sonhos. Diversos concursos públicos, principalmente os de nível médio, como o da Polícia Militar, têm adotado a nota do ENEM como forma de classificação.

Intercâmbio

O ENEM abre portas para o ensino dentro e fora do Brasil! Diversas instituições públicas e privadas ofertam bolsas de estudos em universidades tradicionais do exterior para quem deseja fazer intercâmbio nas mais diversas áreas. Para quem gosta de pesquisa, o Governo Federal também têm o Ciências Sem Fronteiras.

Continue lendo: Faculdade x Centro Universitário x Universidade: qual é a melhor opção?

 

Agora você já entendeu para que serve o Enem e motivos não faltam para fazer o exame, né? A prova é essencial para garantir oportunidades na sua carreira, independentemente de qual caminho você deseja seguir ao longo da vida, por isso, garantir uma boa nota é muito importante. Lembrando que você pode fazer a prova várias vezes, então não faltam chances de garantir um bom resultado.

Aproveite as possibilidades que o ENEM tem para você!

Rolar para cima