Como escolher uma faculdade?

Como escolher uma faculdade?

Quando chega o fim de ano, você já está pensando no vestibular e é preciso escolher adequadamente uma instituição de ensino superior para se dedicar nos próximos quatro, cinco ou até seis anos.

Todos falam que a “instituição X” é a melhor e outros falam que é a “instituição Z”. Por isso, nós vamos te ensinar quais são os critérios que você deve levar em consideração na hora de escolher uma faculdade.

Não adianta fazer uma boa escolha de curso se esse curso for realizado numa faculdade com baixa qualidade. Você estaria perdendo tempo e dinheiro.

Por isso, vamos aos sete passos fundamentais para que você escolha uma boa faculdade e consiga, então, o sucesso profissional e intelectual.

Sete passos para escolher uma faculdade

Resumimos aqui em apenas 7 passos alguns critérios para escolher a faculdade ideal. Claro que você primeiro irá realizar uma pesquisa e ter uma lista com várias instituições de ensino, ok?

Contando com esses sete critérios tenho certeza que essa escolha vai ser a melhor possível. Você vai estar em boas mãos e vai seguir por um bom ensino superior.

Vamos lá:

01) Reconhecimento

Esse é o primeiro grande critério: o reconhecimento pelo MEC.

Tome cuidado, porque existem muitas faculdades que não têm reconhecimento pelo MEC. Isso significa que você vai fazer o seu curso inteiro e no final o seu diploma não vai ter valor.

Você já deve ter visto casos do tipo em reportagem que falavam sobre pessoas que tinham diplomas falsos. Às vezes isso acontece porque a pessoa fez faculdade no curso que não tem reconhecimento pelo MEC.

E adivinha o que acontece com o diploma dela? Não tem valor nenhum, é como se ele não existisse.

Você encontra normalmente as Portarias do MEC nos próprios sites das faculdades ou também no site do Ministério da Educação.

02) Nota do Enade

O Enade é um exame aplicado no final da faculdade com os alunos que estão se formando e é uma ótima forma do Governo Federal medir a qualidade dos alunos que estão terminando aquele curso.

Por isso, a nota do Enade diz muito sobre a qualidade da formação que aquele curso teve.

03) IGC

O IGC (Índice Geral de Cursos) é uma nota que o MEC fornece avaliando toda a estrutura geral de uma faculdade. Por isso, ao acompanhar o IGC você fica sabendo na realidade de como aquela instituição está sendo avaliada pelo Ministério da Educação (sendo nota 1 a mais baixa e a nota 5, a mais alta).

Aqui no Espírito Santo nós temos um site chamado Melhores Faculdades, em que existe um ranking de todas as instituições de ensino superior no estado do Espírito Santo, separado inclusive por curso levando em conta as notas do IGC.

Assim, você consegue comparar quem está acima e quem está abaixo, e onde você deve confiar o futuro da sua graduação.

04) Corpo Docente

Ter um corpo qualificado de professores é fundamental para que você possa ter bons mestres te orientando durante o ensino superior.

Por isso é importante que você pesquise nos sites das instituições quem são os professores e quais são as qualificações que eles possuem. Dessa forma, você terá a garantia de que vai aprender com excelentes professores que já alcançaram ótimos resultados em suas jornadas profissionais.

05) Estrutura Física

Ninguém quer estudar numa faculdade caindo aos pedaços, não é mesmo?

E é por isso que é fundamental que você visite a instituição que você pretende frequentar para conferir toda a estrutura física. Veja como são os laboratórios, como é a biblioteca, como é o campus de modo geral.

Salas de aula, cantina… tudo isso deve ser levado em consideração para que você possa escolher uma faculdade que te acolha bem. Afinal, você irá passar anos dentro dela.

06) Bolsa de estudos

É claro que esse critério vale para as faculdades particulares, mas hoje são muitas faculdades privadas pelo Brasil, porém só algumas têm parcerias com o Governo Federal.

Aquelas que conseguem programas de bolsas de financiamento são justamente as faculdades que possuem o melhor índice de curso. Além disso, muitas instituições possuem um programa próprio de financiamento.

Na Multivix, por exemplo, nós temos vários programas de financiamento. Logo, saiba que a sua faculdade é possível, ela está ao seu alcance. Depende agora de você.

07) Programas de Intercâmbio e Pós Graduação

O programa de intercâmbio demonstra se aquela faculdade é bem avaliada no exterior porque nenhum programa externo vai fazer uma parceria com uma faculdade de baixa qualidade.

É também uma boa forma de você fazer pontes com o mercado internacional. Além, é claro, de ter uma formação cultural muito mais completa.

Já a pós-graduação demonstra que a faculdade tem uma continuidade de produção acadêmica e professores com maior gabarito que vão formar estudantes pós graduados.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe com amigos e familiares para que eles também tenham sucesso ao escolher uma faculdade.

Nos vemos em breve, bons estudos!

 

Rolar para cima